top of page

ATLAS EDUCACIONAL SEDIA CURSO PREPARATÓRIO RESIDÊNCIA MED

Mais de 50 alunos que se preparavam para prova de residência do Hospital das Clínicas participaram do curso com simulação realística.


Foram montadas, ao todo, 5 salas na sede Atlas Educacional, entre ambiente com multimídia para aula teórica e salas de simulação avançada para a parte prática do curso. Uma noite imersiva em atendimentos, semelhantes aos realizados na prova de residência que os alunos iam prestar.





A iniciativa de um curso preparatório às vésperas da prova foi do professor Dr. Lucas Agra. Junto de seus parceiros, elaboraram uma série de encontros com os alunos, incluindo questões da prova teórica, e atividades práticas.


O último encontro, em parceria com a Atlas Educacional, foi de grande importância para alinhar o conhecimento dos alunos e tirar as dúvidas que ainda restavam sobre as condutas exigidas no processo seletivo.


ESTAÇÕES PRÁTICAS COM SIMULAÇÃO REALÍSTICA

No prédio da Atlas Educacional, as estações foram divididas em: Cirurgia e Trauma, Clínica Médica e Cardiologia, Pediatria, Ginecologia e Medicina Preventiva.





SOBRE O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA

Podem se inscrever para a prova de residência médica da USP-RP aqueles alunos formados por escolas médicas reconhecidas do Brasil ou os formados no exterior (brasileiros ou não) com o diploma revalidado. As inscrições são feitas no site da USP-RP e tiveram, este ano o valor de R$ 770,00 com pagamento realizado por boleto bancário, emitido no momento da inscrição.


O processo seletivo de residência médica da USP-RP 2023 vai ser composto por duas fases: a primeira, composto de prova objetiva de múltipla escolha, 100 questões, divididas em 5 grandes áreas, com duração de 4 horas. A divulgação do resultado dessa primeira fase foi em 21 de novembro. Daí em diante, os aprovados se prepararam para a segunda fase, que aconteceu em 03 de dezembro.


Essa segunda fase foi composta de uma prova prática de habilidades e arguição curricular em algumas especialidades. São 5 estações com situações referentes às 5 grandes áreas da Medicina. Nessa etapa, é avaliada a sua conduta na situação simulada, bem como o seu conhecimento técnico.


DICA DE OURO

A dica de ouro dos especialistas para quem vai prestar prova de residência é saber controlar o tempo e o nervosismo, além, claro, de ter em mente o checklist exigido nas estações.


Estar preparado, tendo estudado os principais temas e treinado nas estações práticas também faz toda diferença. No grupo de mais de 50 alunos treinados no curso da Residência MED, Dr Lucas se mostra otimista para a aprovação.





Para o diretor da Atlas Educacional, a parceria foi de grande valia, visando a implantação do programa preparatório para residência.

8 visualizações0 comentário
bottom of page