O curso teve as técnicas de salvamento ligeiramente adaptadas à realidade do dia a dia nas plataformas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.
O treinamento PHTLS – Atendimento Pré-Hospitalar ao Traumatizado tem reconhecimento internacional e é desenvolvido pela National Association of Emergency Medical Technicians. No Brasil, é aplicado por profissionais habilitados através do Comitê Brasileiro de Trauma. Quatro dos melhores médicos em atendimento pré-hospitalares formavam a equipe Atlas que esteve presente no curso ministrado na sede do Senai CPTM – Centro de Formação Profissional James C. Stewart em São Paulo, capital. A primeira turma da Companhia de Trens a ser treinada foi justamente a que lida com a segurança do público.
Os profissionais participaram de aulas com conteúdo teórico após estudo prévio do material da nona edição PHTLS. Mas o ponto alto do treinamento é a intensa atividade prática. Durante os dois dias os alunos aprendem a como socorrer o paciente vítima de trauma em diversas gravidades, desde avaliar a cena antes de agir, avaliar o paciente, aprender a delegar funções aos presentes, e os cenários de simulação propriamente ditos.
SIMULAÇÃO REALÍSTICA DE ALTA FIDELIDADE
Durante o curso a turma de 16 alunos é dividida em grupos menores para que as dinâmicas fiquem ainda inclusivas e participativas. Assim, todos conseguem participar e ter funções préestabelecidas. Nos cenários de simulação, a vítima a ser atendida pela equipe de salvamento é um manequim vivo, maquiado de forma realística a ficar muito semelhante a um ferimento.
Entre as atividades, a remoção de vítima traumatizada em retirada rápida de veículo e de trem. Uma adaptação realizada pelos instrutores para atender às necessidades do trabalho voltado à CPTM.
Ao final do treinamento os participantes são submetidos a testes práticos e teóricos. Os aprovados recebem certificação com reconhecimento internacional.
ACESSE NOSSA AGENDA E FIQUE POR DENTRO:
Комментарии