top of page

COLABORADORES DA EDUCAÇÃO DE PITANGUEIRAS PASSAM POR TREINAMENTO ATLAS EM PRIMEIROS SOCORROS

Curso que aborda a Lei Lucas foi aplicado a toda a rede de educação, somando quase 400 profissionais.


Um curso dinâmico e cheio de conteúdo. Essa foi a proposta para o treinamento dos quase 400 profissionais que atuam em escolas e creches municipais de Pitangueiras - SP. O primeiro encontro, no sábado 11 de novembro, aconteceu no teatro municipal da cidade. Foram duas turmas que já haviam passado por treinamento em primeiros socorros voltado à Lei Lucas, e necessitavam de uma atualização do conteúdo.



Manobras de desengasgo



Os instrutores Atlas Educacional, enfermeiros especializados em emergências, conduziram aula teórica e atividades práticas, convocando os participantes a identificarem uma situação, praticarem técnicas de RCP e chamarem ajuda especializada da forma correta.



Suporte básico de vida





Entre o conteúdo do curso, também houve espaço para troca de experiências, em que os participantes contaram situações que já presenciaram e analisaram se as atitudes tomadas foram as mais indicadas.






Secretária de Educação Vanderly Aparecida Mastrogiacomo


O segundo final de semana de treinamento reuniu os colaboradores que ainda não tinham passado por treinamento algum em primeiros socorros. O conteúdo neste caso é mais extenso, abordando além das técnicas de RCP e desengasgo, situações como picadas de animais peçonhentos, emergências clínicas e traumáticas. Todo o treinamento tem uso de manequins de última geração, com tecnologia de feedback imediato que aponta se as compressões e ventilações estão sendo executadas de forma correta.




Apesar dos participantes serem colaboradores da educação infantil, o curso também aborda as técnicas de salvamento no caso de vítima adulta. Segundo o instrutor Luís Felipe de Melo Bougleux,


"O reconhecimento e tomada de decisão se faz necessário para o atendimento inicial a uma vítima. Para que isso aconteça é necessário treinamentos frequentes com teoria e prática, para proporcionar maior segurança e confiança. Identificar, chamar ajuda e realizar as intervenções pode salvar uma vida."

O curso Primeiros Socorros com Ênfase na Lei Lucas realizado pela Atlas Educacional fornece certificação aos participantes e também para a Escola. Neste caso, em específico, foram fornecidos também kits de primeiros socorros personalizados para cada escola, contendo ataduras, esparadrapo, luvas de procedimentos e máscaras, tesoura, pinça, solução salina SF 0,9%, antisséptico, entre outros itens.



Turma do curso de Primeiros socorros com kit personalizado


A direção da Atlas Educacional parabeniza a iniciativa da secretaria municipal de Pitangueiras em capacitar os colaboradores em primeiros socorros.


SOBRE LEI LUCAS

Em 2017, Lucas Begalli, de 10 anos, morreu após se engasgar e sofrer uma asfixia mecânica. O acidente aconteceu durante um passeio escolar. A instituição particular de Campinas, interior de São Paulo, que Lucas frequentava não tinha nenhum profissional capacitado em primeiros socorros. Após empenho da mãe do menino, Alessandra Zamora, a Lei Lucas (LEI Nº 13.722, DE 4 DE OUTUBRO DE 2018) entrou em vigor em 2018. Tendo se tornado obrigatório o cumprimento no início do ano seguinte. No primeiro artigo da Lei consta que professores e profissionais das escolas e estabelecimentos de recreação devem realizar um curso anual de capacitação/reciclagem em primeiros socorros. A legislação também trata das penalidades para quem descumprir a medida, o que vai de notificação até fechamento do local.


SUA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PRECISA SE ADEQUAR À LEI LUCAS?


ENTRE EM CONTATO PARA PROPOSTAS INDIVIDUALIZADAS





21 visualizações0 comentário
bottom of page