top of page

ESCOLA DE RIBEIRÃO PRETO PASSA POR TREINAMENTO E SE ADEQUA À LEI LUCAS

Todos os colaboradores da escola de educação infantil e berçário "Espaço Crescer" participaram do Curso de Primeiros Socorros com Ênfase na Lei Lucas da Atlas Educacional.


É pensando na segurança e bem estar dos alunos que a capacitação da equipe escolar se faz necessária, principalmente após a implantação da Lei Lucas - LEI Nº 13.722, DE 4 DE OUTUBRO DE 2018 - que determina que ao menos 30% dos funcionários de instituições de ensino sejam capacitados em primeiros socorros.


Na escola de educação infantil e berçário Espaço Crescer, em Ribeirão Preto, toda a equipe foi treinada. O curso, que aconteceu no sábado, 13 de maio, reuniu professoras, estagiárias e outras colaboradoras que tem contato direto com o cuidados dos alunos em uma das salas da unidade Alto da Boa Vista.





TREINAMENTO COM SIMULAÇÃO REALÍSTICA

Entre os assuntos de maior interesse, considerado o diferencial dos treinamentos Atlas Educacional, estavam as atividades práticas de RCP - ressuscitação cardiopulmonar - em bebês, crianças e adultos com e sem auxílio de materiais para ventilação do paciente.




clique na foto para ampliar





As alunas aprenderam a socorrer uma vítima em parada cardiorrespiratória desde a identificação dos sinais, segurança da cena, início do atendimento, até instruções para chamar corretamente o socorro especializado. Os manequins com feedback digital imediato informavam na tela do tablet se a velocidade e profundidade das compressões estavam sendo feitas corretamente.





No conteúdo teórico interativo ainda estavam temas muito importantes para o dia-a-dia escolar como procedimentos em caso de engasgo, picadas de animais peçonhentos, sangramentos, curativos, reações alérgicas, crises convulsivas.





Os colaboradores também foram orientados a criar processos de integração com a rede de saúde, que contempla desde o cadastro de informações de cada aluno e frequentador do local, telefones de contato de emergência, responsabilizar alguns dos colaboradores para ser porta-voz e fazer a comunicação com familiares e equipes de socorro em casos de emergência.


A capacitação exitosa à equipe rendeu elogios a partir da mantenedora Daniella Scatolini da Rocha, que considerou como sendo "O CURSO MAIS COMPLETO QUE A ESCOLA JA TEVE"




Cada participante recebeu certificação do curso de Primeiros Socorros com Ênfase na Lei Lucas com validade de dois anos. A escola também recebe certificado e é instruída a expor em local de grande circulação de pessoas.



SOBRE LEI LUCAS

em 2017, Lucas Begalli, de 10 anos, morreu após se engasgar e sofrer uma asfixia mecânica. O acidente aconteceu durante um passeio escolar. A instituição particular de Campinas, interior de São Paulo, que Lucas frequentava não tinha nenhum profissional capacitado em primeiros socorros.


Após empenho da mãe do menino, Alessandra Zamora, a Lei Lucas (LEI Nº 13.722, DE 4 DE OUTUBRO DE 2018) entrou em vigor em 2018. Tendo se tornado obrigatório o cumprimento no início do ano seguinte. No primeiro artigo da Lei consta que professores e profissionais das escolas e estabelecimentos de recreação devem realizar um curso anual de capacitação/reciclagem em primeiros socorros. A legislação também trata das penalidades para quem descumprir a medida, o que vai de notificação até fechamento do local.



SUA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PRECISA SE ADEQUAR À LEI LUCAS?

ENTRE EM CONTATO PARA PROPOSTAS INDIVIDUALIZADAS







103 visualizações1 comentário

1件のコメント


alfredo santini zezzi
alfredo santini zezzi
2023年9月26日

A capacitação de primeiros socorros realizada pela Atlas foi uma experiência única em relação ao conhecimento passado trazendo uma feedback positivo entre todos os participantes . A didática com o material utilizado de forma muito dinâmica e eficaz pela Maristela marcou o ponto mais que positivo . Parabéns a todos da Atlas . Alfredo Zezzi proprietário do Atelie do corpo pilates

いいね!
bottom of page