Nova resolução do COFEN permite utilização de desfibrilador por enfermeiros capacitados



Foi publicada a resolução nº 704/2022, que normatiza a atuação dos profissionais de Enfermagem na utilização do equipamento de desfibrilação no cuidado ao indivíduo em parada cardiorrespiratória. Com isso, enfermeiros poderão fazer o manuseio do aparelho manual multiparamétrico para salvar vidas. A resolução foi elaborada pela Comissão Nacional de Urgência e Emergência – Conue e pela Comissão Nacional de Terapia Intensiva – CNTI. Ela vem para vai garantir o atendimento às vítimas de parada cardiorrespiratória que necessitam do uso imediato de desfibrilador, ampliando a atuação dos enfermeiros nos ambientes intra e extra hospitalar. Segundo relatório do conselheiro Josias Neves Ribeiro:



“Há uma redução de 7 a 10% na sobrevida a cada minuto em que há atraso na desfibrilação. A realização de manobras de RCP pode prolongar a FV/TV sem pulso aumentando as chances de sucesso na desfibrilação.”


E ele argumenta, ainda, que apesar de a utilização do desfibrilador manual multiparamétrico ser de uso médico, a lei que dispõe sobre o exercício da Medicina não traz como procedimento privativo do profissional médico, sendo assim, pode ser realizado por enfermeiros devidamente treinados em situações de risco iminente de morte.


CAPACITAÇÃO


A partir da resolução ainda foram publicadas uma série de especificações quanto a qualificação do profissional enfermeiro para atuar na determinada função, devendo a equipe estar capacitada por meio de curso presencial com conteúdo que inclua teoria e prática simulada.




Este curso deve possuir conteúdo relacionado à anatomia e fisiologia cardiovascular, eletrocardiografia, análise de ritmos cardíacos, farmacologia de ação cardiovascular, suporte básico de vida e suporte avançado de vida, além da operação de equipamento desfibrilador e cuidados de enfermagem. A recomendação é que a capacitação seja feita em instituição de ensino ligada a uma sociedade de especialistas ou núcleo de educação às urgências, tendo a necessidade de atualização a cada dois anos.



ACLS


O curso ACLS – Suporte Avançado de Vida Cardiovascular se encaixa perfeitamente nas exigências para a capacitação do enfermeiro na operação de desfibrilador. Durante o treinamento, que é certificado internacionalmente pela American Heart Association, o profissional faz análises de casos reais em cenários de simulação avançada de alta tecnologia.




FAÇA SUA INSCRIÇÃO PARA O CURSO ACLS NA ATLAS!

https://form.jotform.com/212763250844051



60 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo