NOVEMBRO AZUL - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO E COMBATE AO CÂNCER DE PRÓSTATA

A campanha é mundial, e acontece no Brasil desde 2011. O grande objetivo é conscientizar a população masculina sobre os cuidados na prevenção do câncer de próstata.


O tumor é o tipo mais comum entre os homens que já atingiram os 50 anos de idade. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) são estimados cerca de 65.840 mil casos novos casos da doença para 2022. Esse valor corresponde a um risco estimado de 62,95 casos novos a cada 100 mil homens.




O movimento chama a atenção para o melhor ato de cuidado com a saúde: a prevenção. Nos cuidados básicos que o homem deve zelar estão a verificação da pressão arterial, exames de sangue com dosagem de glicemia e colesterol; testes de urina e do índice de massa corpórea. Entre estes, um se destaca, o exame de próstata.


Ainda sendo levado a evasão do público masculino, devido a preconceito quanto ao procedimento, no exame de toque é possível diagnosticar alguma suposta alteração na próstata. Em muitos casos, dado o diagnóstico tardio, a doença pode estar em estágio avançado, o que leva a óbito do paciente. Caso descoberto em fase inicial, há grande chance de cura.


A PREVENÇÃO É O MELHOR CAMINHO

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são: dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Entre os fatores de risco estão, histórico familiar de câncer de próstata (pai, irmão e tio); obesidade e raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer.





Conforme dados do INCA, foram diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata e cerca de 15 mil mortes/ano em decorrência da doença no Brasil, para cada ano do biênio 2018/2019, o que representa 42 homens morrendo por dia em decorrência da doença e aproximadamente 3 milhões convivendo com ela.


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo