top of page

24 DE OUTUBRO - DIA MUNDIAL DE COMBATE À POLIOMIELITE

A poliomielite, ou como também é conhecida, "paralisia infantil" é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus (inicialmente dos sorotipos 1, 2, 3, dos quais apenas o de tipo 1 continua circulando).





A multiplicação desse vírus começa na garganta ou nos intestinos, por onde penetra no organismo. Dali, alcança a corrente sanguínea e pode atingir o cérebro. Quando a infecção ataca o sistema nervoso, destrói os neurônios motores e provoca paralisia flácida em um dos membros inferiores. Se as células dos centros nervosos que controlam os músculos respiratórios e da deglutição forem infectadas, a doença pode ser mortal.


VACINAÇÃO

O Brasil recebeu o certificado de eliminação da pólio em 1994. A estratégia adotada para a eliminação do vírus no país foi centrada na realização de campanhas de vacinação em massa com a vacina oral contra a pólio (VOP).


Existem duas vacinas contra a poliomielite: a VPO-Sabin, ou vacina da gotinha, que faz parte do Calendário Nacional de Vacinação. Deve ser aplicada aos 2, 4, 6 e 15 meses de idade e até os 5 anos, as crianças devem receber doses de reforço anualmente. A outra é a vacina VIP ou Salk, administrada por via intramuscular, é indicada para pessoas expostas, com baixa imunidade, ou que viajarão para regiões onde o vírus ainda está ativo.


EM RIBEIRÃO PRETO

A vacinação contra Poliomielite em crianças de 1 a 4 anos de idade, que atingiu 58,07% do público residente em Ribeirão Preto. De acordo com o levantamento, foram aplicadas 19.487 doses em um público-alvo estimado de 33.559 crianças dessa faixa etária.

O município de Ribeirão Preto mantém a campanha de vacinação contra poliomielite e multivacinação até o dia 31 de outubro em todas as 37 salas de vacinas, de segunda a sexta-feira.


A ATLAS CENTRO DE TREINAMENTO APOIA A VACINAÇÃO


18 visualizações0 comentário
bottom of page