top of page

ATLAS EDUCACIONAL PARTICIPA PELO SEGUNDO ANO DO SIMULADO DE MÚLTIPLAS VÍTIMAS DO SAMU RIBEIRÃO PRETO

Atualizado: 12 de jun. de 2023

Maquiagem dos universitários que atuaram como vítimas foi feita em parceria com equipe Atlas Educacional




O evento que mobiliza profissionais da saúde do setor púbico e privado também contou com a Secretaria de Segurança Pública do Estado na figura do BAEP, o Batalhão de Ações Especiais de Polícia da Polícia Militar de São Paulo.



E este apoio foi necessário para o bom desenvolvimento do simulado pois, nesta edição, o contexto trazia uma tragédia provocada por um atirador que baleou vítimas e em seguida invadiu uma unidade de saúde causando explosões e incêndio. A locação escolhida pelo NEU SAMU - Núcleo de Educação em Urgências foi a UBS Dr Rubens Issa Hallak, no bairro Jardim Juliana em Ribeirão Preto.


CONFIRA A PUBLICAÇÃO EM NOSSO INSTAGRAM: CLIQUE AQUI


A preparação começou por volta do meio dia, horário marcado com os cerca de 90 alunos de universidades de Ribeirão Preto que participaram voluntariamente como manequins vivos atuando na cena e suas respectivas sombras - pessoa que acompanhava o aluno vítima fazendo toda a descrição do caso no momento do socorro.

Cada manequim foi maquiado de forma realística pela equipe Atlas Educacional segundo a descrição do caso em que representavam. Os trabalhos artísticos dos ferimentos simulados chamavam a atenção dos participantes.


"Ficaram impecáveis! Valeu pela parceria." Drª Tabata Luna Garavazzo Tavares, coordenadora do NEU SAMU.



CONFIRA GALERIA DE FOTOS DAS MAQUIAGENS REALÍSTICAS:


clique na imagem para ampliar



Quando todos os atores estavam posicionados houve por parte da supervisora da UBS o acionamento de todas as unidades de salvamento. Integrantes da organização passaram a contar o tempo-resposta de cada instituição acionada.


Os primeiros a entrarem no local foram os policiais militares que garantiram a segurança. Em seguida os profissionais do Corpo de Bombeiros que deram início à classificação das vítimas. Elas eram de várias categorias, desde pretas para óbitos até verdes para as consideradas leves, que conseguiam deixar a cena de simulação andando sozinhas.





O atendimento primário era feito nas lonas onde as vítimas eram direcionadas a partir da cor estabelecida no crachá. O salvamento também envolveu remoção para hospitais de Ribeirão Preto, integrando toda a rede de atendimento em saúde.





CONFIRA GALERIA DE FOTOS DA AÇÃO NO SIMULADO:


clique na imagem para ampliar


Após o término da atividade toda a equipe envolvida se reuniu para compilar as informações e discutir possíveis melhorias no serviço de atendimento prestado. O simulado é uma atividade exigida pelo Ministério da Saúde através da portaria 2048 MS que trata de atendimento pré-hospitalar.




Tempo resposta acionamento:

(dados em breve)

CONFIRA O PRIMEIRO VÍDEO DO SIMULADO DE MÚLTIPLAS VÍTIMAS 2023:







230 visualizações0 comentário
bottom of page