Segundo o Ministério da Saúde, pelo menos 2.000 pessoas morreram devido a engasgos no Brasil em 2023.
O número assusta, quando pensamos que o engasgo é algo muito corriqueiro, e pode acontecer até mesmo com a pessoa mais saudável. Ele se dá quando algum alimento ou mesmo água que ingerimos desvia o caminho: em vez de seguir pelo esôfago, vai para a via aérea: traqueia, laringe, traqueia e pulmões.
Em Franca - SP, cidade próxima a Ribeirão Preto, aconteceram dois casos envolvendo crianças em menos de uma semana. Miguel Maia Rodrigues Andrade de Barros, de 5 anos, não resistiu após se engasgar com um pedaço de carne. A segunda vítima foi Felipe Henrique da Silva, de 9 anos, que teria se engasgado com um pedaço de pão. Segundo um portal de notícias local o Corpo de Bombeiros fizeram o atendimento, levando o garoto até a UPA da cidade, onde teve um quadro de parada cardiorrespiratória e não resistiu.
Imagem: site prefeitura de Franca
DADOS SOBRE ENGASGO
Em 2023, pelo menos 2.000 pessoas morreram engasgadas no país, segundo dados do Ministério da Saúde. Dessas, a maioria era bebês ou idosos. Mais da metade das vítimas tinham acima de 65 anos. Da faixa de 0 a 4 anos, foram mortas 319 crianças. Esse número representa um aumento de 39,8% em relação ao registrado em 2020, que foram 1.431 casos.
O alerta é para que toda pessoa, não apenas profissionais de saúde, saiba lidar com casos de engasgo.
MANOBRAS
No manual Atlas Educacional de Primeiros Socorros, temos um capítulo dedicado às mais diversas formas de atendimento quando em caso de obstrução, seja em adultos, grávidas, crianças e bebês.
Também é possível aprender medidas para evitar engasgos:
MASTIGAR BEM OS ALIMENTOS, COMENDO DEVAGAR E COM CALMA
NÃO FALAR, RIR, CAMINHAR OU FAZER ATIVIDADE ENQUANTO ESTIVER COMENDO
SUPERVISIONAR AS CRIANÇAS ENQUANTO ESTIVEREM COMENDO E BRINCANDO, TOMANDO CUIDADO COM OBJETOS PEQUENOS, PLÁSTICOS COMO BEXIGAS E SACOLAS, SEMPRE ENSINANDO AS ORIENTAÇÕES ACIMA.
PROCURE SEU MÉDICO
Caso os episódios de engasgo sejam frequentes, é necessário que a pessoa faça avaliação médica para detectar alguma patologia.
Comments