top of page

Dia do pediatra – Como se tornar um profissional de excelência em emergências pediátricas

Atualizado: 12 de ago. de 2022

O dia do pediatra é comemorado no Brasil em 27 de julho. A data foi escolhida por ter sido a fundação da Sociedade Brasileira de Pediatria, em 1910.


A especialidade médica é a responsável pela assistência à criança desde o nascimento até a adolescência, sendo em aspectos preventivos e curativos. O pediatra age em casos clínicos comuns ou em doenças graves que atingem essa faixa etária. Além disso, instrui os pais sobre a saúde de seus filhos, vacinação, alimentação, medicação, tratamentos e o que for necessário para o bem-estar deles.


O profissional que se dedica ao estudo e aplicação do conhecimento na pediatria se torna uma peça importante na vida das famílias e principalmente do paciente.


O termo “pediatria” é derivado de palavras gregas que significam “criança”, “doutor / aquele que cura”.


Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, no Brasil há cerca de 31.824 pediatras, o que representa 13,4% do total de médicos; 85% deles têm menos de 50 anos e 60% são mulheres.





Para se tornar um pediatra, concluída a graduação, é necessário iniciar a residência médica cumprindo a fase de especialização. Para atuar na área o profissional também deve ser registrado no Conselho Regional de Medicina.



A atuação em emergência pediátrica demanda uma série de especificações que diferem do atendimento em pacientes adultos. Sendo assim, a American Heart Association, respeitada instituição americana, desenvolveu o curso PALS – Pediatric Advanced Life Support – o Suporte Avançado de Vida em Pediatria.





No curso teórico e prático, que admite médicos e enfermeiros, o profissional tem contato com a abordagem sistemática para avaliação rápida dos pacientes pediátricos em situação de emergência. Tudo com uso de tecnologia de simulação realística de alta fidelidade. Entre os módulos de estudo estão reconhecimento e tratamento de PCR em bebês e crianças, manejo de vias aéreas e tratamento de insuficiência respiratória, reconhecimento de choque, acesso vascular e arritmias, entre outras.



Uma imersão no atendimento que transforma a atuação dos profissionais de saúde. Ao final dos testes do curso, o aluno aprovado recebe certificado e carteirinha de habilitação em Suporte Avançado de Vida em Pediatria, que tem validade internacional.


ONDE REALIZAR O CURSO PALS?


Entre em contato com a equipe Atlas de consultores e faça sua matrícula no curso PALS. Temos descontos e condições imperdíveis.


SE INSCREVA NO LINK ABAIXO:






3 visualizações0 comentário
bottom of page