top of page

ATLAS LEVA ACLS A MÉDICOS E ENFERMEIROS DO GRAU - GRUPO DE RESGATE DO ESTADO DE SÃO PAULO

O treinamento para 40 profissionais aconteceu no Comando do Corpo de Bombeiros na capital paulista.


Foram quatro dias intensos de muito aprendizado cardiovascular para médicos e enfermeiros do GRAU- Grupo de Resgate e Atenção a Urgências e Emergências do Estado de São Paulo.




Com uso de SIMULAÇÃO REALÍSTICA de alta fidelidade, a Atlas Centro de Treinamento levou o curso ACLS- AHA (Suporte Avançado de Vida Cardiovascular da American Heart Association) até a capital, na Base do Comando do Corpo de Bombeiros, localizada na Praça da Sé. Entre os alunos, profissionais que atendem em diversas cidades como Sorocaba, Santos, Ribeirão Preto, e a própria capital do estado.





As estações de Suporte Básico de Vida foram montadas de forma a atender cada dupla em prática a avaliação. Todos os alunos também foram avaliados quanto ao atendimento de urgências e emergências em via aérea de pacientes adultos.






Três ambientes de simulação avançada funcionavam ao mesmo tempo para que cada participante tivesse a chance de ao menos uma vez conduzir como líder a equipe médica no cenário narrado pelo instrutor. Entre os casos, atendimentos de pacientes que sofreram um mal súbito em casa, ou durante atividade física. Os alunos tomavam as condutas necessárias perante a frequência cardíaca do paciente, pressão arterial, histórico de medicações que faz uso, entre outras particularidades. A instrutora ACLS e então diretora do curso Maristela Traldi conta que durante o treinamento aconteceram discussões de casos reais, simulações pré e intra hospitalares, mas principalmente a troca de experiências.




Aos alunos, a avaliação da cordialidade e integração dos instrutores colaborando para o aprendizado, além da repetição das estações práticas que leva a fixar o conteúdo proposto.





Seguindo o cronograma do ACLS, no último dia de atividades são aplicadas aos alunos as provas teórica e prática. Nos intervalos do curso ainda rolou muito bate papo sobre as áreas de atuação dos participantes, ocorrências que já atenderam e que se assemelhavam ao praticado no curso.





"Agradeço por dividirem suas vivências que contribuíram com o enriquecimento de todos!" disse Maristela.

GRAU

O Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências é referência nacional e internacional em resgate médico, aeromédico e atendimento a desastres. A “tropa de elite” da Secretaria de Estado da Saúde esteve presente em tragédias históricas, como a explosão do Osasco Plaza Shopping (1996), queda do teto da Igreja Renascer, quedas das aeronaves da TAM (1996 e 2007) e a dos Mamonas Assassinas (1996), além das enchentes que atingiram Santa Catarina (2008), São Luiz do Paraitinga, no interior Paulista (2010), Alagoas (2010) e Teresópolis-RJ (2011).


CONFIRA A GALERIA DE FOTOS DOS QUATRO DIAS DE TREINAMENTO:



SEJA VOCÊ TAMBÉM UM ALUNO ACLS ATLAS E SE DESTAQUE NO ATENDIMENTO DE EMERGÊNCIAS CARDIOVASCULARES.


Conheça mais do curso em:




Faça sua inscrição para o curso, confira as datas para treinamento em Ribeirão Preto:





146 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page