top of page

JUNHO VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA A DOAÇÃO DE SANGUE

Atlas Educacional lança campanha de descontos em junho para fomentar doações de sangue


O dia 14 de junho foi instituído pela Organização Mundial de Saúde com Dia Mundial do Doador de Sangue. O objetivo da data é conscientizar a população geral sobre a importância de dispor de sangue e dos produtos sanguíneos para socorrer pacientes necessitados, e também para valorizar a contribuição dos doadores.


O lema da campanha do Dia Mundial do Doador de Sangue de 2023, "Doe sangue, doe plasma, compartilhe a vida, compartilhe com frequência", concentra-se nos pacientes que precisam de suporte transfusional por toda a vida e destaca a importância de doar sangue ou plasma regularmente para criar um suprimento de sangue e hemoderivados seguro, sustentável e sempre disponível, em todo o mundo, para que todos as pessoas que necessitarem possam receber o tratamento oportuno.


EM RIBEIRÃO PRETO

O Theatro Pedro II, símbolo cultural da cidade teve a fachada iluminada pela cor vermelha como forma de aderir à campanha.


HEMOCENTRO

O Hemocentro de Ribeirão Preto, instituição ligada ao Hospital das Clínicas e a Faculdade de Medicina da USP é um dos mais importantes centros de hemoterapia e hematologia do país. Na área assistencial é responsável por coletar, processar e distribuir sangue, hemocomponentes e hemoderivados, para 1/3 do Estado de São Paulo com mais de 249 municípios, onde moram mais de 7 milhões de habitantes, além de atender, para diagnóstico e tratamento, pacientes com patologias hematológicas ou relacionadas.


No site oficial da instituição é possível acompanhar o estoque de bolsas de sangue de cada tipo, que é atualizado diáriamente. (clique aqui para acessar) Sendo possível realizar doação de sangue no Hemocentro em dois endereços:


HC: Rua Tenente Catão Roxo, 2501 – Monte Alegre (entrada pela rua Prof. Hélio Lourenço). Telefones: Telefones: (16) 2101-9352 ou 0800-979-6049.

Centro: Rua Quintino Bocaiúva, 470. Telefones: (16) 3610-8929 ou (16) 3610-5822.


Neste gráfico, acessado em 09 de junho, vemos a necessidade alarmante de bolsas de alguns tipos sanguíneos.


O sangue e seus componentes são produtos que não podem ser comercializados, dependendo então da doação de outras pessoas saudáveis para que chegue até os pacientes que estão necessitando.




Uma bolsa de sangue tem exatamente 450mls, e o conteúdo tem data de validade, precisando ser utilizado antes do vencimento. Os hemocomponentes atualmente produzidos no Centro Regional de Hemoterapia do HC – FMRP-USP / Hemocentro de Ribeirão Preto são conservados em soluções anticoagulantes e preservantes que permitem a seguinte validade: concentrado de hemácias: 35 ou 42 dias; concentrado de plaquetas: 5 dias; plasma fresco congelado e crioprecipitado: 12 a 24 meses, a depender da temperatura de armazenamento. Usualmente, apenas o plasma fresco e o crioprecipitado são congelados.


O QUE PRECISO SABER PARA ME TORNAR UM DOADOR?


O procedimento para doação de sangue é seguro, não expondo em momento algum o doador a riscos de contaminação ou doenças.


Entre as etapas desde a chegada do doador no centro de coleta estão um cadastro, a triagem, momento em que o candidato responde uma série de perguntas dobre seu histórico de saúde e assina um termo garantindo a veracidade das informações e autorizando a doação do material coletado. O tempo de coleta em si, quando a agulha fica no braço do doador, pode variar entre 5 e 15 minutos.



O doador deverá ter idade entre 16 anos completos e 69 anos 11 meses e 29 dias, ter mais de 50kgs e estar saudável. É importante que o candidato esteja descansado e alimentado de forma leve, tudo para evitar mal-estar durante a coleta.



NÃO DEVO DOAR SANGUE QUANDO...


Quando do uso de alguns medicamentos, como os hipertensivos de ação central, betabloqueadores, bloqueadores alfa-adrenérgicos ou vasodilatadores necessitam de um intervalo entre a administração e o dia da doação. Se atente a entrevista inicial.


Gestantes, mulheres no período puerpério ou amamentando também precisam aguardar até 12 meses para realizar a doação de sangue.


O tempo de intervalo é de 6 meses caso o doador tenha feito alguma tatuagem ou procedimento estético invasivo. Em ocasião de cirurgia odontológica, o intervalo é se 7 dias.


COVID OU SINTOMAS GRIPAIS


É aconselhado o tempo de espera de 10 dias até que o quadro da doença seja totalmente recuperado.


CAMPANHA JUNHO VERMELHO ATLAS EDUCACIONAL


Na intenção de motivar ainda mais a doação de sangue por parte dos profissionais e estudantes da área da saúde a Atlas Educacional lança no dia 14 de junho uma campanha de descontos. O aluno que apresentar a carteirinha ou comprovante de doação de sangue realizada em 2023 receberá no ato da matrícula 15% de desconto. A ação promocional tem validade no mês de junho e pode ser aplicada a todos os cursos do catálogo Atlas realizados em 2023. A promoção não é cumulativa com outros programas de desconto, sendo aplicada no valor de tabela do determinado curso a escolha do aluno.


PARA PARTICIPAR É FÁCIL

Acesse o formulário abaixo e escolha o curso e a data de realização que deseja. No campo CUPOM preencha com JUNHO VERMELHO. Já deixe sua carteirinha ou comprovante de doação de sangue a postos...você deverá apresentá-lo logo que um representante Atlas entrar em contato para a conclusão de sua matrícula com desconto.












17 visualizações0 comentário
bottom of page